Início Site

Governo da Paraíba intensifica obras em aeródromos estaduais

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), acelera o ritmo de execução das obras de melhorias nos aeródromos estaduais. A ação conta com construção ou ampliação de pistas, construção de cercas e balizamento luminoso, visando inserir os aeródromos nos padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), liberando o espaço aéreo para voos convencionais – comerciais e domésticos, e não apenas de emergência. O investimento é de aproximadamente R$ 60 milhões, com recursos próprios do Estado e de parceria com o Governo Federal.

Os serviços de melhoria dos aeródromos são resultado das políticas públicas do Governo do Estado, de interiorização e integração, criando oportunidades iguais de desenvolvimento em toda a Paraíba. De acordo com o secretário da Seirh, Deusdete Queiroga, com os investimentos, esses municípios e cidades circunvizinhas terão oportunidade de desenvolver setores como o comércio e o turismo. “A meta da administração estadual é dotar a Paraíba com 12 aeródromos nos eixos Norte, Sul e Central do Estado, além dos aeroportos federais de João Pessoa e Campina Grande”, frisou o secretário.

Estão sendo beneficiados os Aeródromos de Monteiro, já concluído; o de Catolé do Rocha, o de Itaporanga e o de Sousa, em execução simultânea do balizamento noturno. A iniciativa visa a execução de construção civil e elétrica para implementação à navegação noturna. Os trabalhos de adequação das cercas consistem na troca de arame farpado por telas de alumínio com revestimento em polietileno, fixadas em vigas de concreto horizontais e em estacas com pontas inclinadas.

As obras de melhoria também contemplam os aeródromos de Patos, Cuité, Guarabira, Araruna, Conceição, de Juazeirinho, com projeto em elaboração e Princesa Isabel, com obra sendo executada pelo município em parceria com o Governo do Estado.

Para o supermercadista da cidade de Monteiro, José Edmar Alves, as melhorias no aeródromo são de extrema importância para os monteirenses e para a região do Cariri. “As melhorias na mobilidade de pessoas e no transporte de cargas vêm a somar no desenvolvimento local, economizando tempo e distância para o deslocamento com mais rapidez e facilidade”, avaliou Edmar.

A gerente do Centro de Referência da Renda Renascença (Crença), Elizandra Sobral, também reconheceu a importância das melhorias para a cidade e para o setor comercial. “Tendo em vista a melhora no tráfego de pessoas, que vêm de locais distantes, por visitantes e para a logística no transporte de produtos, a obra facilita o deslocamento para João Pessoa e Campina Grande, melhorando bastante nos setores econômico, cultural e turístico”, destacou ela.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Monteiro, Wagner Lira, avaliou as melhorias no aeródromo como, “de grande valia para o comércio local e da região; com a atração de visitantes à cidade, intensificando o fluxo de consumidores, não só de Monteiro, mas também da região do Cariri paraibano, impulsionando o crescimento do comércio local, que vem se desenvolvendo cada vez mais”.

Para a prefeita Anna Lorena de Farias, “a revitalização do aeródromo significa um marco na cidade de Monteiro, ampliando ainda mais as possibilidades da interiorização do desenvolvimento, as possibilidades comerciais e industriais atraídas para a cidade, com capacidade de funcionamento também à noite. Além da ampliação da malha aérea, com a possibilidade de encurtar a distância com as cidades e o Estado vizinho, Pernambuco, ampliando as opções de deslocamento, gerando desenvolvimento e interiorizando a capacidade comercial”, ressaltou a gestora.

O prefeito de Catolé do Rocha, Lauro Adolfo Maia, recebe a obra no aeródromo com satisfação. Ele agradeceu ao governador João Azevêdo, “por tratar-se de um benefício para o município, já que a cidade ainda não recebe voos noturnos e que vai passar a operar à noite. A recuperação traz celeridade, rapidez nos atendimentos, até na saúde em caso de urgência, desenvolvimento econômico e, sobretudo, com a modernização e desenvolvimento para a cidade, que vem ganhando muito, fruto do trabalho em parceria com o Governo do Estado”, destacou o prefeito.

Foto: Clovis Porciuncula

Veneziano homenageia 376 anos do Exército Brasileiro

Senador enaltece postura atual das Forças Armadas, em defesa da Constituição e da democracia

Durante pronunciamento na tribuna do Senado Federal nesta segunda-feira (22), o Vice-Presidente da Casa, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), fez uma homenagem ao Exército Brasileiro, que na última sexta-feira (19) comemorou seus 376 anos de existência. Na oportunidade, ele parabenizou toda a corporação, em nome do comandante máximo do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Veneziano destacou a “postura equilibrada” do comandante, ao falar sobre a data na última sexta. “Teço nossos cumprimentos ao comandante máximo do Exército Brasileiro, que, na última sexta-feira, no momento em que todos nós comemorávamos a data maior do Exército, nós o tínhamos e o ouvíamos de uma forma extremamente equilibrada, a demonstrar o dever daquele que, ao optar por ingressar nas Forças Armadas tem, efetivamente, que reconhecer as exigências, deveres e obrigações, sem abrir mão, absolutamente, de uma sequer, constitucionalmente previstas, quais são: a de respeitar a nossa República, de respeitar os nossos princípios, de respeitar as nossas bases, o que, institucionalmente, a cada um, sem distinção, nos é imposto”.

Veneziano também fez questão de ressaltar a postura do atual comandante de não abrir mão de fazer cumprir a Constituição brasileira, exigir disciplina da tropa e lutar, incessantemente, pelos princípios democráticos. “Quero aqui cumprimentar o Comandante do Exército e cumprimentar o Ministro da Defesa, porque, de uma forma reta, de uma forma vertical, de uma forma comprometida com as nossas instituições, comprometida com o Brasil, não se permite, ao dizer de maneira inequívoca, de maneira induvidosa, o seu inarredável dever de fazer cumprir a Constituição e de exigir, aos seus quadros, a disciplina exigível a cada uma dessas forças”, comentou.

Veja o discurso completo de Veneziano no link: https://www12.senado.leg.br/multimidia/embed/123920/h/16:02:58

*Assessoria de Imprensa*
*Senador Veneziano Vital do Rêgo – MDB/PB*
*Vice-Presidente do Senado Federal*
*Foto: Waldemir Barreto/Agencia Senado*

O Maior São João do Mundo: Galante receberá Corrida Fast Run durante os festejos juninos

Modalidade tem conquistado novos adeptos. Trata-se de uma corrida realizada em trilhas, para os que gostam de contemplar os ambientes naturais, com terrenos irregulares e inclinações.

Estão abertas as inscrições para a Corrida Fast Run, que será realizada no dia 9 de junho, na Fazenda Santana, localizada no Distrito de Galante. O evento será realizado em parceria com a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), da Prefeitura de Campina Grande. A corrida vai acontecer durante o período dos festejos juninos e os interessados em se inscrever nesta prova Trail Running (Corrida em Trilhas), podem acessar o endereço eletrônico www.contraorelogio.com.br para preencher o formulário e fazer a inscrição que custa R$ 99,00.

A Trail Running é a corrida realizada em trilhas, contemplando a natureza. Esse tipo de corrida vem ganhando novos adeptos, especialmente os que gostam de contemplar os ambientes naturais, que não possuem qualquer tipo de pavimento ou traços urbanos. Uma das características deste tipo de corrida é a irregularidade do terreno, que pode ter inclinações e/ou irregularidades naturais.

A organizadora da Corrida Fast Run é a empresa Legião Corredora, de responsabilidade do educador físico Bruno Mendes. Ele destacou que este tipo de corrida apresenta um constante crescimento, em todo o país, por ser uma modalidade que permite às pessoas saírem do estresse diário das cidades.

“Tem uma procura bem interessante por esse tipo de corrida que contempla a natureza. Temos a certeza que este evento será um sucesso. Correr em um ambiente rural e depois se deliciar com um café da manhã bem natural, que será oferecido na Fazenda Santana a todos os atletas inscritos, fará toda diferença”, disse Bruno Mendes.

Codecom

Artesanato paraibano conquista Reconhecimento de Excelência da Unesco e do Conselho Mundial do Artesanato

A Paraíba conquistou, na última sexta-feira (19), em Santiago, capital do Chile, o reconhecimento da Unesco e do Conselho Mundial do Artesanato (CMI) de que o artesanato produzido no Estado é de “Excelência”, selo que atesta que a produção paraibana se moderniza e preserva, ao mesmo tempo, a sua identidade cultural — proeza que tem sido conquistada por meio de uma série de capacitações, entre outros incentivos, para o segmento promovidas pelo Governo da Paraíba. O Reconhecimento de Excelência para o Artesanato Sul-americano tem como objetivo incentivar o artesanato de qualidade, com inovação e preservação da continuidade e sustentabilidade da diversidade de técnicas e tradições culturais.

A artesã responsável pela conquista paraibana é Marlene Leopoldino, rendeira do município de Monteiro, no Cariri — uma echarpe feita por Marlene com desenhos de tilápia, peixe comum na região, e com cores bem vivas, conquistou a experiência e a acuidade técnica de um seleto júri. Além do Brasil, os países que concorreram ao selo de Reconhecimento de Excelência da Unesco e do CMI foram Bolívia, Chile, Equador, Uruguai, Peru e Paraguai — com exceção da Bolívia, todos garantiram o reconhecimento. Foram 96 peças inscritas de sete países, com a participação de um júri internacional selecionado pelo Conselho Mundial do Artesanato. A peça de Marlene passa a integrar o acervo permanente do Museu Tomás Lago de Arte Popular Americana (Mapa).

A presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, em mensagem conjunta com o governador João Azevêdo, comemorou a conquista e ressaltou ser fruto dos investimentos do Governo da Paraíba no segmento e do empenho dos artesãos. “A Paraíba, mais uma vez, brilha no cenário internacional, com esse reconhecimento muito importante para o nosso artesanato, que fortalece ainda mais a visibilidade que o nosso artesão, que a nossa artesã têm conquistado. É um reconhecimento de Monteiro, da artesã Marlene Leopoldino, muito dedicada, muito esforçada, mas também de toda a população paraibana”, afirmou.

“O Governo do Estado agradece a confiança que todos os artesãos e artesãs depositam na politica desenvolvida pelo PAP. Investimentos que geram renda e dignidade para quem faz parte desse processo. Viva Marlene, Viva o Cariri, Viva o artesanato, Viva a Paraiba”, prossegue a mensagem.

A secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, pasta à qual o PAP é vinculado, foi enfática ao descrever o Reconhecimento de Excelência conquistado pelo artesanato paraibano. “Essa conquista vem fortalecer três eixos fundamentais para o nosso artesanato: a cultura, o turismo e a economia. Mostramos para o mundo que temos um artesanato de excelência, que se inova, que se moderniza e ao mesmo tempo preserva suas raízes, anda de mãos dadas com a sustentabilidade. É também a demonstração de que todos os esforços da gestão do governador João Azevêdo para fortalecer o artesanato paraibano têm dado resultados concretos, prova de que estamos no caminho certo”, disse.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, que representou o Brasil perante o Conselho Mundial do Artesanato durante o evento, destacou que a conquista da Paraíba se deve a uma união de esforços para desenvolver o artesanato no Estado. “Dentre quase cem peças, a peça da nossa artesã Marlene Leopoldino foi reconhecida pela qualidade, inovação e acabamento. Tudo isso é fruto de um trabalho, liderado pelo governador João Azevêdo e pela nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins, com parceiros como o Sebrae, criando oportunidades como a capacitação com oficinas criativas, entre outros estímulos. O artesanato paraibano vive o seu melhor momento”, resumiu, lembrando que Monteiro conquistou, recentemente, o título de Cidade Mundial do Artesanato em Renda Renascença,  também pelo CMI, e que João Pessoa é a única cidade brasileira que conquistou o selo de “Cidade Criativa da Unesco” no segmento artesanato e arte popular.

Para a prefeita de Monteiro, Anna Lorena, essa conquista é resultado da união para fortalecer o artesanato, com destaque para a renda renascença. “Estamos trabalhando muito, todos juntos, prefeituras, Governo e Sebrae, em busca de consolidarmos cada vez mais o modelo de negócio implantado no Crença onde as rendeiras são as verdadeiras protagonistas de todo o processo. Esse prêmio nos mostra que estamos no caminho certo”, comentou.

A presidente do CMI, Bárbara Talia Velasco, foi enfática ao descrever a importância do evento para reconhecer as produções artesanais de excelência da América Latina. “Nos posiciona novamente como um espaço aberto à comunidade, que dialoga, que oferece um discurso sobre a arte e o artesanato popular, que nos permite abrir as fronteiras sobre o que é o valor da arte popular, dignificá-lo e colocá-lo numa esfera muito mais importante dentro do mundo da cultura”.

Inspiração e reconhecimento — A conquista da paraibana Marlene Leopoldino é a demonstração de que os investimentos do Governo da Paraíba no artesanato têm surtido efeitos além da expectativa. Se não fosse a participação de Marlene no Desfile #SomosTodosParaiba, em 2020, resultado de uma oficina de capacitação com o renomado estilista Ronaldo Fraga, talvez ela não tivesse tido a inspiração para produzir a peça que conquistou o Reconhecimento de Excelência da Unesco e do CMI.

“Eu peguei as cores desse desfile, as cores de Flávio Tavares, e coloquei na peça, cores fortes que são muito valorizadas em países como Chile e Peru — eles gostam muito do colorido. De repente, tive a ideia de criar essa echarpe, mostrei a Marielza, que achou linda. Então, fui embora trabalhar no acabamento”, contou, revelando que a montagem da peça foi feita em menos de cinco dias.

Rendeira há mais de 30 anos, aos 54 anos de idade Marlene não tem dúvidas sobre a importância de se buscar qualificação. “Essas oficinas com estilistas de renome, como Ronaldo Fraga e Renato Imbroisi, me ajudaram muito no meu desenvolvimento profissional, aliado ao fato de eu fazer o que gosto, dividir com o nosso grupo, como a minha parceira Ana Paula, presidente da Associação das Rendeiras da Renda Renascença do Cariri Paraibano. Tudo isso tem gerado esses resultados, que agradeço demais”, concluiu.

Ao todo, 96 peças foram inscritas. Conquistaram o Reconhecimento de Excelência da Unesco e CMI o Brasil, com duas peças, além de Peru (1), Paraguai (1), Uruguai (1), Equador (1) e Chile (10).

Nova antena parabólica acaba com chiados e amplia número de canais

Sinal das parabólicas tradicionais pode sofrer interferência e até deixar de funcionar após a ativação do 5G nas cidades

As queixas dos usuários de parabólicas tradicionais sobre o surgimento de chiados e perda de sinal de alguns canais estão se tornando cada vez mais recorrentes. E a reclamação tem fundamento: nas cidades onde a internet 5G já foi ativada, as interferências serão mais comuns, uma vez que a nova tecnologia opera na mesma faixa de frequência da parabólica tradicional, a Banda C. Para não ficar sem assistir à TV, a recomendação é substituir o aparelho antigo pelo novo modelo digital, que atua na Banda Ku.

A doméstica Josefa da Silva, de 53 anos e moradora na cidade de Pilar, na Paraíba, comemora já ter se livrado desses incômodos desde o ano passado. De acordo com ela, a imagem das emissoras de televisão que a família assiste “é uma maravilha”, sem ruídos e sem queda do sinal, mesmo durante os períodos chuvosos. A família, mesmo com mais de 100 canais à disposição com a antena parabólica, ainda prefere assistir as novelas e os telejornais, sem ainda se aventurar a curtir outras programações.

Já na casa de outra paraibana, Jociclede de Lourenço, 53 anos e moradora no município de Ingá, a família (marido, três filhos e um neto) não tem do que reclamar da imagem e som da televisão a partir do momento em que a antena parabólica digital foi instalada na casa. “Temos imagem limpa, mais opções de canais, o que faz com que meu marido assista alguns filmes e meus filhos jogos”, disse a dona do lar. “Agora passamos um pouco mais de tempo assistindo televisão’, confessou.

Na Paraíba, mais de 49,5 mil famílias já estão experimentando uma nova experiência televisiva. O agendamento está sendo liberado em fases nas cidades paraibanas, até o momento, a previsão é atender mais de 92 mil lares.

Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV, explica que mesmo que o 5G ainda não tenha sido ativado na sua região, ou que as interferências ainda não tenham surgido, vale a pena fazer a substituição do equipamento o quanto antes. “A nova parabólica digital tem muitas vantagens em relação à antiga, entre elas, melhoria da qualidade de som e imagem, e maior oferta de canais. A família só colhe benefícios ao realizar a troca.”

Famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal e que tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento têm direito à instalação gratuita do novo equipamento, realizada pela Siga Antenado. Para agendar, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

Novos canais

A perda de canais, em muitos casos, também ocorre porque a emissora de TV já migrou o seu sinal para a Banda Ku, processo que, nos próximos meses, deverá ser ainda mais acelerado, já que o sinal da parabólica tradicional será desligado em breve.

Até o momento, mais de 80 canais estão operando na nova frequência (Banda Ku), mas a expectativa é que, nos próximos meses, o número aumente, garantindo mais informação e entretenimento para os usuários.

Entre as novidades, dezenas de emissoras de TV e estações de rádio deixam a programação mais diversificada, com informação, entretenimento, desenhos, filmes, séries e programas religiosos. Além disso, várias regiões ganharam programação local, que deve ficar ainda mais robusta com o passar dos meses.

COMUNICAÇÃO SIGA ANTENADO | PARAÍBA

APCOM Comunicação Estratégica | @agenciaapcom

Fábio Cardoso/Ana Patrícia Galvão

Saiba quando levar a criança para um serviço de urgência hospitalar e por que não precisa ter medo das UTIs

Filho pequeno doente é sinônimo de preocupação. Mas, os pais ficam um pouco mais tranquilos quando podem contar com uma estrutura hospitalar completa. Dispor da assistência de um pronto atendimento ou de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser fundamental para que a criança se recupere o mais breve possível e volte logo para casa. Mas, há quem tenha dúvidas sobre quando levar a criança para um serviço de urgência e emergência ou fique assustado quando o filho precisa ser internado em uma UTI.

Para esclarecer as dúvidas sobre urgência e emergência e desmitificar o receio das UTIs, o “Sem Contraindicação” recebeu as pediatras Íris do Céu de Carvalho Coelho, coordenadora médica do Pronto Atendimento do Hospital Pediátrico Unimed (HPU), e Janine Alencar, coordenadora médica da Unidade de Terapia Intensiva do HPU.

Prontos para atender

A pediatra Íris do Céu esclareceu que nem sempre, a melhor providência a adotar logo que o filho adoece é recorrer a um serviço de urgência e emergência. O ideal é entrar em contato com o pediatra da criança. Como esse profissional já a acompanha, conhece melhor o histórico de saúde e tem condições de ser mais assertivo. Na urgência, pela característica própria do serviço, será tratado o problema de saúde que o paciente estiver apresentando no momento do atendimento. “Nunca o serviço de urgência vai substituir o acompanhamento [pelo pediatra] daquela criança”, explicou a médica.

Ela esclareceu que a equipe estará sempre pronta a atender, mas se o caso não for de urgência e emergência, a pessoa poderá esperar um pouco mais, pois serão priorizadas as situações mais graves. E ainda há o risco de a criança ficar exposta em um ambiente com outros pacientes doentes. Na conversa, a médica esclareceu em quais situações procurar um serviço de urgência e emergência e deu alternativas para evitar levar a criança ao hospital.

Sem medo da UTI

A pediatra Janine Alencar informou que, antes mesmo que fosse obrigatório, o Hospital Pediátrico Unimed já permitia que os pais acompanhassem 24 horas por dia os filhos internados na UTI. Essa medida traz mais conforto para a criança e mais tranquilidade para os pais, contribuindo para melhores resultados. No episódio, ela falou sobre a estrutura da unidade, a aquisição de novos equipamentos, a capacitação da equipe e o programa de humanização, que torna o ambiente mais acolhedor.

Janine Alencar comentou que os pais, geralmente, ficam assustados quando os filhos precisam ser internados em uma UTI. A ideia, que não corresponde à realidade, é de que “não haveria mais o que fazer”. Mas não é isso. “A terapia intensiva é, justamente, para você dar um suporte naquelas patologias mais graves. Não quer dizer que é porque é terminal, porque não vai ter mais cura. Não é isso. Pelo contrário. É tanto que pacientes terminais não têm indicação de UTI”, tranquilizou. Ela destacou que, na UTI, toda uma equipe multidisciplinar vai estar focada para restabelecer a saúde o mais breve possível. “É um tratamento intensivo. Apenas isso”, reforçou.

Onde assistir

Produzido pela área de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa, o videocast “Sem Contraindicação” aborda temas sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e os avanços da saúde e da medicina. Toda quinta-feira, um novo episódio é publicado no YouTube e no Spotify.

Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde é possível interagir com a equipe.

CCJ da Câmara de João Pessoa aprecia 30 matérias na reunião desta segunda-feira

Foram acatados 11 Projetos de Lei Ordinária, dois Projetos de Lei Complementar, dois Projetos de Resolução e dois Projetos de Decreto Legislativo

Na reunião desta segunda-feira (22), a Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) apreciou 30 matérias. Dentre elas, foram acatados 11 Projetos de Lei Ordinária (PLO), dois Projetos de Lei Complementar (PLC), dois Projetos de Resolução (PR) e dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL). Ainda oito PLOs foram rejeitados, dois foram retirados de pauta e outros três receberam pedido de vista.

O PLC 37/2023, de Damásio Franca (PP), acatado, acrescenta o art. 90 – A à Lei Complementar 07/1995, que institui o Código de Posturas do Município de João Pessoa, que passa a ter a seguinte redação: “A faixa de pedestre na via pública deve ter largura compatível com o volume de pedestres e garantir, por meio de demarcação com sinalização horizontal, passagem separada em ambos os sentidos, evitando colisão de pedestres”. Já o § 1º fica com a seguinte redação: “Nos trechos de maior fluxo de veículos e não sinalizados por semáforo, será implantado sistema de sinalização luminosa especial de faixa de pedestre, que será acionado pelo próprio pedestre por meio de um botão ou através de inteligência artificial que identifique a presença humana em faixa de pedestres”. Por sua vez, o § 2º preconiza que o sistema de sinalização luminosa especial de faixa de pedestre será alimentado por painéis solares, que emitirão sinais luminosos de LED durante a travessia, por período programável, informando aos veículos que devem aguardar os pedestres atravessarem, ao mesmo tempo em que sinaliza o momento correto para o pedestre realizar a travessia.

O outro PLC acatado foi o 54/2024, de Durval Ferreira (PL), determinando que o artigo 2º da Lei Complementar 150/2022 passa a vigorar com a seguinte redação: “As edificações irregulares ou clandestinas, concluídas ou em construção até 01 de março de 2024, poderão ser regularizadas, desde que atendam às condições mínimas de higiene, de segurança, de uso, de salubridade, de acessibilidade, e de habitabilidade, observadas, ainda, as disposições constantes na legislação ambiental e nesta norma”.

Um dos PRs acatados foi o 40/2024, de Carlão (PL), que cria a Medalha São Bento, que será entregue às autoridades religiosas cristãs que, por meio de suas atividades e contribuições, tenham demonstrado excelência, dedicação e relevância na fé, caridade e oração. O outro PR que recebeu parecer favorável foi o 41/2024, de Eliza Virgínia (PP), instituindo o ‘Diploma da Mulher Notável’, a ser concedida pela CMJP como forma de homenagear mulheres que se destacam nas áreas do empreendedorismo, cultura, educação, assistência social e liderança.

Entre os PLOs, destaque para os seguintes: o 1539/2023, de Bosquinho (PV), obrigando os clubes sociais e esportivos, condomínios, hotéis, academias e outros assemelhados, onde haja piscinas de uso coletivo a colocarem dispositivos que interrompam o processo de sucção dos ralos das piscinas; e o PLO 1843/2023, de Odon Bezerra (PSB), determinando que os profissionais e funcionários que trabalham na área da saúde deverão apresentar, periodicamente, o comprovante de vacinação, sendo que os profissionais dessas áreas deverão ser vacinados contra tétano, febre amarela, difteria, hepatite B, tríplice viral e demais vacinas necessárias para prevenção de doenças imunopreveníveis.

Ainda foram acatados dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL) com homenagens a personalidades locais pelo extraordinário valor e serviços prestados à cidade de João Pessoa. O 228/2024, do vereador Marcílio do HBE (Republicanos), outorga o Título de Cidadão Pessoense ao médico cardiologista, natural de São Paulo, Lenine Ângelo Alves Silva. O 238/2024, do presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (PSD), concede a Medalha Cidade de João Pessoa ao médico anestesiologista João Bezerra Júnior.

 

 

Damião Rodrigues

Prefeitura lança edital 2024 do Apoio Universitário para 300 estudantes e programa chega à marca de 735 beneficiados

O prefeito Cícero Lucena lançou, na manhã desta segunda-feira (22), o edital 2024 do programa Apoio Universitário, que vai beneficiar 300 estudantes do ensino superior da Capital – da rede pública ou privada – em situação de vulnerabilidade social. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, onde o gestor destacou a importância desse incentivo, que agora chega à marca de 735 alunos contemplados.

O Apoio Universitário é colocado em prática pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com recursos próprios do Município, na ordem de R$ 2,2 milhões já investidos. O programa é um importante aliado para a conclusão dos estudos e as inscrições começam nesta quarta-feira (24). Confira o edital no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/2024_Diario_511_SUPLEMENTO.pdf.

“A Prefeitura de João Pessoa está fazendo sua parte com sensibilidade, com olhar amplo para a cidade, vendo onde tem problemas, onde tem pessoas que precisam da ação social, de educação, de saúde e em todas as áreas. O programa serve para dar o suporte mínimo, para que essas pessoas possam alcançar os seus sonhos, seus objetivos e tenham condições de estudar com mais tranquilidade”, afirmou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Norma Gouveia, lembrou que o Município garante esse aporte. “Não é diretamente a responsabilidade da Prefeitura, mas é a responsabilidade de cuidar das famílias – e desenvolvimento social é isso. Não é só entregar benefícios, é fazer com que as famílias consigam, em forma de ações, evoluir, se emancipar, se inserir na sociedade e no mercado de trabalho”, destacou a secretária.

João Henrique Gonzaga, aluno de Fisioterapia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é um dos estudantes que estão recebendo o benefício – um auxílio que garante condições para pagamento de transporte para frequentar as aulas e outras despesas com o curso. Segundo o estudante, um incentivo fundamental para ele seguir nos estudos e não desistir do curso superior, que pode mudar sua perspectiva de vida.

“Esse apoio universitário veio como uma grande ajuda para mim, porque no momento que eu mais estava precisando, no momento que eu estava quase desistindo do curso, ele veio para me ajudar – para pagar o meu transporte, pagar os materiais da faculdade. Então, veio com muita ajuda mesmo, porque eu sou morador de Mandacaru e a gente passa muita dificuldade, então veio como um grande reforço”, relatou o estudante.

Perfil – Os estudantes contemplados com o Bolsa Família recebem o apoio municipal com o valor correspondente a 1/6 do salário mínimo. Já os que estão no CadÚnico recebem o Apoio Universitário correspondente a 1/3 do salário mínimo.

Max Oliveira

Foto: Sérgio Lucena

Prefeito autoriza construção de CMEI que vai beneficiar moradores da Comunidade Citex

João Pessoa está ganhando mais uma unidade de ensino – um Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) – que será construído do zero pela Prefeitura para beneficiar moradores da Comunidade Citex, que esperavam há 16 anos pela construção desse equipamento. O prefeito Cícero Lucena autorizou o início das obras, nesta segunda-feira (22), e destacou o compromisso da gestão municipal com a educação, onde 35 unidades já foram reconstruídas, 50 estão em obras e outras 13 receberam ordem de serviço.

“É o momento de celebração e de gratidão a Deus pela oportunidade que a gente está tendo de ampliar o serviço de creche na nossa cidade, em comunidades que reivindicam, de mães que precisam para trabalhar. E essa meta é incansável – de fazer cada vez mais e melhor pela cidade de João Pessoa. Então, temos que continuar agradecendo a Deus por ele estar nos dando saúde, sabedoria, montando uma equipe que tem um olhar e o mesmo compromisso que nós temos de cuidar da cidade, principalmente daqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito, que esteve acompanhado da primeira-dama do Município, Lauremília Lucena.

Um novo tempo – A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, explicou que a unidade vai ser erguida onde antes funcionava uma casa de apoio – insuficiente para a demanda da comunidade e que mesmo assim estava desativada. Ela garantiu que esse CMEI terá o mesmo padrão que a prefeitura está implantando na rede de ensino, com conforto de ambientes climatizados e infraestrutura completa para beneficiar cerca de 100 famílias.

“Esse espaço aqui tem toda uma história, porque antes funcionava uma creche, que foi fechada na época. Atendia justamente essa comunidade, próximo ao João Paulo II, na Citex, que a gente tem a felicidade de reconstruir. E poder atender aquelas crianças menores, de seis meses a um ano e meio, que hoje as famílias precisam se deslocar mais de três quilômetros. Vamos construir com salas climatizadas, vai ter solário, recreio coberto, redário, que é uma coisa nova que a gente está trazendo para nossas unidades”, garantiu a secretária.

A dona de casa Roseane Souza comemorou a autorização da construção do CMEI, dizendo que o equipamento vai acolher as crianças, dando mais segurança para quem precisa desse cuidado. “Moro aqui há quatro anos e nunca tivemos uma creche assim. Estou muito feliz e espero que seja concluído rapidamente, porque a gente precisa deixar as crianças para serem cuidadas da melhor forma”, pontuou.

Confira todas as intervenções, com investimento de R$ 1,1 milhão e prazo de conclusão de seis meses:

Construção de duas salas com solário e espaço para redário;
Construção de refeitório;
Construção de cozinha;
Construção de lavanderia;
Construção de área de serviço;
Construção se rouparia;
Construção de depósitos;
Construção de salas administrativas;
Construção de reservatório;
Execução e padrão de entrada tipo t4;
Projeto de combate à incêndio;
Execução de piso granilite;
Execução de acessos com acessibilidade;
Execução de passeio.

Max Oliveira/Secom PMJP

Quinteto Uirapuru se apresenta na Igreja da Guia dentro do projeto “Templos de Fé e Música” que une arte e educação

Apresentação acontecerá nesta sexta, 26. Essa edição começa mais cedo, a partir das 15 horas

A histórica Igreja de Nossa Senhora da Guia, localizada no município de Lucena, recebe, nesta sexta, dia 26, o projeto “Templos de Fé e Música”, aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cultura da Paraíba. Esta edição começa às 15h, com uma Roda de Conversa com o arquiteto e urbanista Raglan Gondim com o tema “Igreja de Nossa Senhora da Guia: arquitetura, significados e pertencimentos”, especialmente direcionada para os professores e alunos da rede pública de ensino do município. Raglan Gondim vai falar da importância deste monumento tombado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – construído no final do século XVI pelos carmelitas, no estilo barroco tropical e que servia também de observatório para vigiar embarcações inimigas.

O projeto “Templos de Fé e Música”, idealizado pela produtora cultural Ana Gondim, tem o objetivo de contribuir com a preservação de igrejas e capelas históricas através da educação patrimonial e, ainda, dar acesso a concertos de música de câmara. Nesta sexta, às 17h acontece a apresentação do Quinteto Uirapuru que selecionou um repertório destacando a música brasileira, nordestina e armorial com composições de Villa Lobos, Clóvis Pereira, Sivuca, Luiz Gonzaga, Capiba, Rosil Cavalcanti e Guerra Peixe.

Criado em 2002, o Quinteto Uirapuru desenvolve uma intensa atividade musical em todo o Brasil e suas apresentações são sempre aclamadas pelo público. O diretor artístico Rucker Bezerra elogiou o projeto e disse que fez questão de se apresentar na igreja de Lucena. “Eu pedi a Ana Gondim que a nossa apresentação fosse na Igreja da Guia, porque acho belíssima e, por incrível que pareça, ainda não conheço. Tocar lá vai ser a realização de um sonho.” afirmou o músico.

Frei Paulo Henrique, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Guia, disse que “o projeto Templos de Fé e Música traz a oportunidade de oferecer conhecimento histórico e patrimonial além de música de câmara para aqueles que não tem acesso em cidades interioranas. Aguardamos todos, de Lucena e outros municípios, para vivenciar conosco esses momentos para que possamos sair mais enriquecidos”.

A secretária de Educação de Lucena, Ângela Valquíria da Conceição afirmou que “é muito importante que os moradores conheçam a história da igreja da Guia, que tem grande valor para o município. Levaremos alunos, professores e a comunidade para que todos saibam a verdadeira história daquele monumento. Teremos ainda a música de câmara, que muitos só conhecem pela tv. Muitas vezes, um projeto desses desperta, na criança e no adolescente, o gosto pela história, pela cultura e pela música clássica. Isso é um presente para todos nós”.

“Templos de Fé e Música” – O projeto conta com uma equipe de 21 profissionais para a sua realização, entre eles está o grupo Geografia da Paraíba que é responsável pelas fotografias e áudio visual. Os professores José Carlos Pontes, o Carlito Paraíba, e Gabriel de Paiva, criaram, há mais de dez anos, uma plataforma de divulgação da geografia, história e cultura da Paraíba, o @geografia_da_paraiba. Eles vão produzir um vídeo sobre o projeto passando pelos municípios de Cabedelo, Lucena e Santa Rita, com texto da escritora Maria Valéria Rezende. “Foi uma honra para nós o convite para colaborar com esse projeto e já na primeira edição, na Fortaleza de Santa Catarina, ficamos impressionados com a beleza e a repercussão” ressaltou Carlitos. Os vídeos serão disponibilizados no canal do Youtube. Acompanhe todas as etapas do projeto “Templos de Fé e Música” no Instagram @projeto.templos.

Fotos anexadas da Igreja da Guia: Killdare Araújo e Valeska Asfora

Fotos do Quinteto Uirapuru: Evana Arruda

 

Ruth Avelino/Rosa Aguiar/Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação